terça-feira, 2 de junho de 2009

SOBRE NOSSA ORGANIZAÇÃO - SLP

>> A organização Sociedade Livres Pensadores, não é de nenhuma forma uma sociedade fechada, com fins lucrativos ou de caráter político, e nem religioso. Não se assemelha a uma ordem doutrinária ou faz escola. É uma sociedade livre e independente, de caráter social e cultural, nos termos da democracia, impulsionada pela pesquisa e o estudo do conhecimento, e que visa o ajuntamento de pessoas com interesses afins em prol do pensamento e da análise, para uma melhor compreensão dos fatos e das coisas, facultando assim um melhor entendimento das relações. Está aberta a todos, sem restrições de raça, cor ou sexo, salvo se o interessado (a) tiver menos de 18 anos.

>> Nossa sociedade atua no campo do conhecimento através de estudos e pesquisas, que podem conter palestras, depoimentos, debates, análises, entrevista, visita e experiência a outras entidades e organizações fora do âmbito de nosso convívio e relações, etc. Os temas ou assuntos são os mais variados possíveis, e embora nossa sociedade deva respeito a todas as ideologias e manifestação de crenças possíveis, não exclui de seus debates a questão política, filosófica ou religiosa. História, ciência, saúde, comportamento e outros temas são alvos dessas pesquisas estudos e debates, bem como arte, cinema e literatura. O objetivo é ampliar o conhecimento e nunca a formação de novos conceitos. Induzir, formar escola ou doutrinar não é e não pode ser nunca do caráter de nossa organização.

>> É princípio de nossa sociedade não isentar nenhum tema do confronto com o pensamento livre, no entanto a sociedade deixa claro que a intenção dos questionamentos é a compreensão e o entendimento do processo de aceitação e nunca a negação desses princípios ou fundamentos, reservando-se o direito de não permitir o debate pessoal em particular nas dependências de seus domínios, deixando claro que se combate idéias e não pessoas. O respeito e a tolerância são princípios que devem ser sempre observados por todos os membros de nossa organização, mesmo quando em relacionamentos sociais e atividades rotineiras, fora do âmbito de nossa organização.

>> Aberta e tolerante, no que diz respeito a ideologias e crenças pessoais, e sem restrições rígidas na admissão de novos membros ao nosso quadro de associados, nossa sociedade prima por alguns compromissos que devem ser aceito e assumido por todos que dela fizerem parte. Estes princípios fundamentais que com certeza garantem o bom relacionamento entre nossos membros e destes com outras pessoas são conhecidos oportunamente quando da admissão de um novo membro ao nosso quadro de associados. Não há um juramento, pois não somos uma ordem, mas há um compromisso fraterno entre seus associados, um acordo entre cidadãos.

>> Assim explícito, toda pessoa que de livre e espontânea vontade se propuser a entrar para nossa organização será bem vindo, desde que despojado de preconceitos e de verdades absolutas, pois o questionamento como ferramenta de conhecimento nas pesquisas, estudos e debates de grupo o colocaria em posição de desconforto, indignação e constrangimento, e este não é o objetivo de nossa sociedade. Curiosos e especuladores não encontrarão ambiente no seio de nossa organização.

2 comentários:

  1. Meu caro Farias,fiquei muito feliz ao ser convocada pra SLP,creio que está é uma ótima oportunidade de "HUMANIZAÇÃO".Estou ansiosa para que as nossas atividades oficiais aconteçam.(já que informalmente nossas reuniões já se baseiam nestes princípios).Muita luz,grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por ser convidado à SLP. Quero salientar que o pensamento livre é inerente ao entendimento dos seres humanos. Minha postura filosófica é de fundo harmônico e ponderável. Estarei alerta ao que se prima a liberdade de pensamento,como sociedade.
    Valdenor Soares Paixão.
    26/03/2014

    ResponderExcluir